A Rádio Net7 é uma rádio online de Portugal, de conteúdos generalistas, onde pode ver notícias em destaque e ouvir música online

rádio online Portugal rádio online rádio Portugal rádio net7 rádio música online emissão online notícias em destaque notícias destaques top net7 programação quem somos

DESTAQUES


Quanto menos dormir mais curta será a sua vida.


destaque2.jpgAs descobertas da ciência até agora apontam que quanto menor é o tempo de sono, mais curta será a sua vida – explica Walker, professor de neurociência e psicologia, na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e autor do livro ‘Por que dormimos’.

De fato, dormir é tão benéfico que Walker começou a pressionar os médicos a prescreverem esse ‘tratamento’ aos seus pacientes.

No entanto, essa indução ao sono deve acontecer naturalmente. Vários estudos relacionam a toma de fármacos para dormir a um aumento de risco de cancro, de inflamação do organismo e consequentemente de mortalidade.

O que acontece quando passa uma noite em claro?

Quando dorme o processo é semelhante a uma revisão que faria ao seu carro ou a um eletrodoméstico. Os sistemas fisiológicos do corpo são verificados e regenerados – através da renovação celular que ocorre durante o estado de repouso.

Walker alerta que muitas das doenças fatais que afetam a humanidade estão diretamente relacionadas com a falta de sono, nomeadamente o Alzheimer, doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, obesidade, depressão, ansiedade e até propensão para o suicídio.

Quantas horas devemos dormir para que o organismo regenere?

Deve dormir pelo menos entre sete a nove horas por dia. Se dormir menos de sete horas, o sistema imunológico e o desempenho cognitivo começarão a ser afetados.

Após estar acordado 20 horas seguidas, sentir-se-à tão incapacitado quanto se estivesse bêbado - tanto que um dos problemas com a privação de sono é que a maioria das pessoas não se apercebe de imediato o dano que esta causa, explica o especialista.

É possível recuperar as horas de sono perdidas?

Não. O sono não é como um banco, no qual pode acumular uma dívida e depois pagá-la.

Mas tal é o que muitas pessoas fazem, refere Walker: “Dormem pouco durante a semana e esperam recuperar essas horas durante o fim de semana. Isto é aquilo a que chamamos de ‘jet lag social’ ou até mesmo de ‘bulímia do sono’.

Ao invés, o académico recomenda que altere os seus hábitos.

Estudos comprovam que indivíduos que antes dormiam mal, mas que mudaram a sua rotina e começaram a dormir mais, evitaram dessa forma a deterioração degenerativa e a incidência de Alzheimer por mais de dez anos, em comparação com quem manteve um padrão de sono insuficiente.



 

< voltar

Quer acabar com a vontade de comer? A solução passa por congelar o ‘nervo da fome. A sensação de fome, ou apetite, é enviada p...

+ info

 

O microondas é tão mau para o ambiente como os carros. Se é um grande apreciador de comida aquecida no microo...

+ info

 

Engenheiros biomédicos da Universidade de Davis, na Califórnia, criaram em laboratório um tecido semelhante à cartilagem natural, com ...

+ info

 

Quantas vezes pode reutilizar o óleo para fritar alimentos?Sim, pode ser utilizado várias vezes, mas atenção...

+ info

 

A falta de confiança e de segurança pode estar a impedir grande parte das mulheres de realizarem investimentos financ...

+ info

 

Cinco sinais que indicam que pode ter percevejos. Em 2015 uma pesquisa de cariz nacional, realizada nos Estados Unidos, apuro...

+ info

 

Find more about Weather in Porto, PO Find more about Weather in Lisboa, PO Find more about Weather in Faro, PO