A Rádio Net7 é uma rádio online de Portugal, de conteúdos generalistas, onde pode ver notícias em destaque e ouvir música online

rádio online Portugal rádio online rádio Portugal rádio net7 rádio música online emissão online notícias em destaque notícias destaques top net7 programação quem somos

DESTAQUES


84 milhões de crianças arriscam a vida todos os dias a trabalhar.


destaque6.jpgCerca de 168 milhões de crianças trabalham em todo o mundo, das quais 84 milhões fazem trabalhos em que colocam as suas vidas em risco. Os números são revelados pelas Nações Unidas e por organizações não-governamentais esta segunda-feira, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

A agricultura é o sector com o maior número de crianças que exercem trabalho infantil (98 milhões), seguindo-se o sector de serviços (54 milhões) e da indústria (12 milhões). Este ano, o alerta vai para o impacto dos conflitos e desastres naturais no trabalho infantil.

Um dos exemplos que a ONG World Vision destaca é o caso de uma criança síria refugiada no Líbano que vende tecidos na rua para ajudar a sua família. Os refugiados sírios que vivem na Jordânia e no Líbano não estão legalmente autorizados a trabalhar, o que os obriga a fazerem tarefas por salários muito baixos, com os seus filhos a renunciarem à educação para procurar trabalhos para ajudar as suas famílias.

O destaque da Plan International vai para os dez milhões de crianças – 67% das quais meninas – trabalham no serviço doméstico em condições de escravidão, escondidas nas vivendas dos seus empregadores sem que estas actividades possam ser controladas.

A mesma organização recorda que em muitos países da América Latina e de África o trabalho doméstico e infantil são aceitáveis a nível social e cultural, pelo que pede aos Governos e aos legisladores que incluam nas suas prioridades “o objectivo de limitar o trabalho doméstico e garantir o acesso à educação”.

“A educação é a melhor solução para se lutar contra o trabalho infantil”, argumenta a Educo, uma ONG que desenvolve projectos contra o trabalho infantil no Bangladesh e que procura romper o círculo de pobreza em que as crianças desse país vivem.


Mundo do espectáculo gera preocupação.

Em Portugal, a preocupação da Confederação Nacional de Acção Contra o Trabalho Infantil (CNASTI) vai para o mundo das artes e do espectáculo.

“Temos algumas dúvidas que não haja situação de exploração de crianças”, revela Fátima Pinto, coordenadora-executiva da organização, em declarações à Renascença.

“Temos conhecimento de que há imensas crianças a trabalhar. Temos nós e tem a sociedade inteira, uma vez que é um trabalho muito bem aceite por toda a gente”, defende a coordenadora da CNASTI, que aponta o dedo à fiscalização.







13-06-2017

 

< voltar

O internacional português do Real Madrid Cristiano Ronaldo desvalorizou a 'corrida' por uma quinta Bola de Ouro da sua carreira, consid...

+ info

 

Apostas online rendem 40 milhões ao Fisco em menos de um ano. De maio de 2016 a 31 de março último, as seis o...

+ info

 

Engenheiros biomédicos da Universidade de Davis, na Califórnia, criaram em laboratório um tecido semelhante à cartilagem natural, com ...

+ info

 

Fábio Coentrão é a grande prioridade para Jorge Jesus. O treinador do Sporting quer reforçar a lateral esquerda da sua equipa e é sobre...

+ info

 

Fim do roaming: 4 coisas que precisa de saber. Foi em outubro de 2015 que foi aprovado o fim do Roaming, dep...

+ info

 

A Chapecoense conquistou ontem, o campeonato catarinense de futebol, o seu primeiro título desde a tragédia aérea de ...

+ info

 

Find more about Weather in Porto, PO Find more about Weather in Lisboa, PO Find more about Weather in Faro, PO