Notícias online em destaque na Rádio Net7

rádio net7 rádio notícias online notícias em destaque notícias música online emissão online top net7 programação quem somos

NOTÍCIAS


Quantas vezes pode reutilizar o óleo para fritar alimentos?

Sim, pode ser utilizado várias vezes, mas atenção para que não comprometa o estado do alimento.


noticia3.jpgSe há quem prefira a primeira fritura, aquela da qual as batatas fritas saem ‘limpinhas’, fritas no óleo estrado, outros apontam que a terceira fritura de uma dose de óleo é que é a mais saborosa e crocante, pois conta já com algum sabor dos anteriores alimentos que por ali passaram.

O Lavanguardia explica que sim, o melhor óleo é aquele que já aqueceu e fritou por duas ou três vezes, isto porque o óleo precisa de se ‘abrir’. Mas atenção que tudo depende do alimento frito já que, com quanta mais gordura contar, menos propício fica o óleo para as próximas utilizações.

Ao fim da terceira, quarta no máximo, o óleo já deu o que tinha a dar. Será assim? Especialistas garantem que não. Se separar o óleo utilizado dos resíduos desagregados durante a fritura, e o deixar arrefecer bem antes de o voltar a guardar, o óleo de fritar as batatas pode durar até sete meses, aponta Brígida Jiménez, doutorada em farmácia.

Tal acontece em específico nas batatas por ser um alimento baixo em gorduras que não ‘suja’ muito o óleo de fritar. O mesmo não acontece com a fritura de peixe ou mesmo carne, em que ocorre a libertação de várias gorduras que põem em causa a próxima utilização daquele mesmo óleo.

Para saber, em cada caso, quando é que o óleo já deu o que tinha a dar, atente na quantidade de bolhas que são formadas durante a fritura: se forem em demasia, poderá estar na altura de mudar o óleo. O próprio sabor do alimento altera-se quando é frito num óleo de baixa qualidade.

Posto isso, será boa ideia manter um frasco específico para cada óleo a reutilizar: o do peixe e o da carne (um para cada, para se evitar a mistura de sabores) serão usados mais uma, duas ou três vezes, provavelmente, já o das batatas fritas, vale a pena manter separado, por ser muito mais duradouro.


 

< voltar

Está quase a explodir de tanto stress? Calma. É possível usar o stress a nosso favor, apenas tem de o saber controlar com um s...

+ info

 

Será mesmo possível apanhar germes no assento de uma sanita pública? A quem nunca aconteceu estar desesperado...

+ info

 

Saiba mais sobre o ato de fazer amor. Desfrute plenamente da sua vida sexual. Aprender alguns fatos sobre sex...

+ info

 

Serotonina acelera a capacidade de aprendizagem e aumenta inteligência. Um dos principais ...

+ info

 

Quanto menos dormir mais curta será a sua vida. As descobertas da ciência até agora apontam que quanto menor é o tem...

+ info

 

Como ajudar o seu cão ou gato a sobreviver ao calor?É certo que o seu animal também sofre com o tempo quente, e há que garant...

+ info

 

Find more about Weather in Porto, PO Find more about Weather in Lisboa, PO Find more about Weather in Faro, PO